Os altos índices de no-show (não comparecimento em consultas e exames) é um dos principais gargalos enfrentados pelos líderes de clínicas e hospitais. Isso porque, a reserva do horário para o paciente é onerosa para a instituição, tornando a ausência um custo direto. Pensando em otimizar esse processo, a Beth Health Tech criou uma solução inovadora para automatizar o agendamento de consultas e otimizar o atendimento, que fez com que o Hospital Orto reduzisse o no-show em 33%.
Leia o conteúdo até o final para descobrir os detalhes desse grande caso de sucesso e conferir dicas de tecnologias para transformar digitalmente a sua instituição.
O desafio
O Hospital Orto, referência em ortopedia em São José dos Campos, realiza mais de quatro mil consultas por mês, por meio de um corpo clínico composto por mais de 29 médicos e oito diferentes especialidades.
O principal desafio do hospital tratava-se do modelo de agendamento de consultas realizado exclusivamente por atendimento humano (via central telefônica ou WhatsApp convencional), o que não estava sendo suficiente para atender à demanda de pacientes.
A partir disso, foi identificada a necessidade de buscar no mercado uma tecnologia que automatizasse o agendamento das consultas e, ainda, se conectasse ao sistema operacional da instituição.
A solução
Foi assim que o Hospital Orto encontrou o canal omnichannel Elisa, que permite o agendamento de consultas via chatbots. Trata-se de uma assistente virtual desenvolvida para melhorar e estreitar o relacionamento entre paciente e instituição, executada inteiramente em nuvem, e integrada com a solução de gestão da instituição.
O processo, no entanto, não exime completamente o contato humano, sendo uma opção do paciente prosseguir com seu atendimento por meio da robotização ou do contato com um atendente.
Outro diferencial da solução é o fato de a gestão da instituição poder acompanhar todos os atendimentos em tempo real. É possível observar a taxa de ocupação, a disponibilidade e, até mesmo, a diminuição do no-show, uma vez que a tecnologia possui um dashboard operacional em tempo real.
Além disso, graças à personalização oferecida pela Beth Health Tech, o Hospital Orto pôde trocar o nome da assistente para Alice.
Resultados
A tecnologia desempenhou um papel fundamental na melhoria do serviço prestado, tornando mais ágil o processo de agendamento, confirmação e cancelamento de consultas, o que levou muitos pacientes a optarem pelo atendimento automatizado do WhatsApp, em vez de ligar para marcar consultas. Confira os principais números a seguir:
- Mais de 11 mil agendamentos via WhatsApp em 9 meses
- Redução do no-show em 33%
- Aumento do uso do WhatsApp para atendimento médico em mais de 1.000%
- Mais de 14.500 confirmações de presença enviadas
- Realização de 100% das confirmações de agendamento
- Registro de 98,8% dos cancelamentos de consulta com antecedência
Soluções inovadoras para instituições de saúde
Esse grande caso de sucesso reforça o compromisso da Beth Health Teach em entregar a melhor experiência para a área da saúde, profissionais e pacientes, por meio da tecnologia.
Além da Elisa, a empresa oferece outras soluções inovadoras para acelerar a transformação digital da sua instituição. A ElisaCRM, proporcionando cuidados clínicos que se adaptam e evoluem com as necessidades do paciente, desde o primeiro contato até o acompanhamento contínuo, a Duda, assinatura digital do paciente, Selena, ferramenta de interoperabilidade, e a LiaTotem, plataforma de check-in com autoatendimento. Não perca mais tempo e entre em contato!